Está na reta final, com solução definida dentro de no máximo 15 dias, o futuro do Beto Carrero World, em Penha (SC). Os herdeiros do criador colocaram o parque à venda, e dois potenciais compradores fizeram propostas muito parecidas em valores, ambas na casa de R$ 1 bilhão. Uma é o Madero, que desde o ano passado conta com reforço do Carlyle como parceiro, e o Advent, outro fundo de private equity que, entre vários outros negócios, é dono da rede de varejo Quero-Quero no Rio Grande do Sul. No ano passado, o parque recebeu 2,4 milhões de visitantes.
Nenhum dos envolvidos fala sobre o negócio abertamente, porque existe um acordo de confidencialidade a ser cumprido enquanto o martelo não tiver sido batido. Fontes que acompanham a negociação informam que o plano do Madero é transformar o parque em um complexo turístico-gastronômico, com toda a operação de alimentação administrada pela cadeia que conta com outras duas marcas, Jerônimo e Dundee. Um dos diagnósticos é de que o parque tem padrão global, mas a estrutura de alimentação, não.
Conforme interlocutores dos dois competidores, estão no plano de Júnior Durski, dono do Madero – o empresário vendeu 23% de sua operação para o Carlyle, no ano passado, por R$ 700 milhões –, implantar no parque, além de restaurantes Madero e lanchonetes Jerônimo, uma churrascaria ao estilo gaúcho e um restaurante de inspiração italiana. Pelo estilo de outras aquisições, o comportamento do Advent é mais típico dos fundos de private equity: compra um ativo com problemas, com está o parque neste momento, corta despesas, acerta finanças e revende a outro investidor, com lucro.
Os dois competidores avaliam que o Beto Carrero World é um bom investimento, mesmo passando por uma fase de dificuldades, porque as instalações para diversão têm padrão compatível com a referência no segmento, os parques da Disney. Além disso, está localizado a pouca distância tanto das três capitais do Sul – Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba – e ainda com fácil acesso para quem chega de avião, por causa do aeroporto de Navegantes, que fica a menos de cem quilômetros.