Salgado não é apenas parte do nome do aeroporto da capital gaúcha. Também pode descrever o nível de preços de alguns produtos vendidos no local. Os valores de itens como alimentos e bebidas vêm chamando atenção de viajantes que circulam pelo Salgado Filho.
Por exemplo, a combinação de comida congelada, como lasanha de caixinha, com uma água beira os R$ 40. Há opções de cafés com preços que rondam os R$ 30.
A empresa alemã Fraport assumiu a administração do aeroporto em janeiro de 2018, substituindo a Infraero. O contrato de concessão com os europeus é de 25 anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco.
Em nota encaminhada à coluna, a Fraport afirmou que "ainda possui contratos de longa duração com cessionários (comerciantes/lojistas), negociados pela antiga administradora do aeroporto, o que não permite melhorias a curto e médio prazos". E emendou: "temos interesse e estamos negociando com parceiros de negócios para, em breve, disponibilizar ao usuário o melhor custo-benefício, promovendo o maior número de estabelecimentos comerciais, a fim de atender os mais variados perfis de passageiros".