A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que o acordo para o fim da cobrança de roaming internacional entre os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) será assinado na próxima quarta-feira (17). A formalização da medida deverá ocorrer durante a 54ª cúpula do bloco, em Santa Fé, na Argentina.
As informações preliminares sobre o assunto começaram a circular no final de semana, após notícia publicada pelo jornal argentino La Nación. A Anatel confirmou a assinatura do acordo nesta segunda-feira (18), por meio de nota.
O serviço de roaming é oferecido por operadoras de celular quando os clientes buscam acesso a pacotes de voz ou dados no Exterior. Após a assinatura dos presidentes, o acordo precisará da chancela dos parlamentares dos quatro países. Ainda não há previsão de quando a cobrança poderá ser extinta.
"Na próxima quarta-feira (17/7), em Santa Fé (Argentina), na 54ª Cúpula do Mercosul, será celebrada assinatura de acordo para o fim da cobrança de roaming entre os países integrantes desse bloco econômico. A cerimônia contará com a presença do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e dos presidentes da Argentina, Paraguai e Uruguai", afirmou a Anatel.