O projeto liberado pelas fabricantes gaúchas de produtos eletrônicos Novus e Exatron, no novo complexo do Parque Canoas de Inovação, em Canoas(RS), aposta em uma tecnologia de internet 100% fibra óptica . Ou seja, em vez de cada usuário ter um cabo de rede, a Passine Optical LAN (POL) atende quantos usuários forem necessários, comportando mais dados do que o cabeamento tradicional. A tecnologia fabricada no Estado pela Parks e implementada pela também gaúcha IPV7.
A POL permite uma estrutura de rede com menos elementos. Além de melhorar a qualidade de acesso, diminui em até 73% o tempo de lançamento, aumenta em até 200 vezes o alcance em relação a redes metálicas tradicionais - o usuário pode estar a uma quadra de distância do ponto de rede que ainda terá sinal de internet perfeito - e reduz em até 49% o consumo de energia.
De acordo o diretor da Novus, Marcos Dillenburg o resultado final foi economicamente mais vantajoso e muito menos trabalhoso do que a instalação de cabos. Já o diretor da Exatron, Régis Sell esclarece que não apenas para acesso à internet, mas também para telefonia baseada em IP, o projeto resultou em satisfação de todos os departamentos da companhia. Ao todo, entre implementação da tecnologia e infraestrutura, o projeto movimentou R$ 41 milhões.