Quando a porto-alegrense TownSq apareceu no ranking das 10 tops startups gaúchas, no estudo da Distrito, a coluna se surpreendeu. Muitos gaúchos também: a empresa atende 100 clientes no Brasil, número que quer dobrar até o final do ano, mas no exterior já soma 1,5 milhão de residências no seu aplicativo .
João David, CEO da TownSq, explica que a empresa desenvolveu um app de gestão de condomínios que auxiliam síndicos e facilitam a comunicação entre os moradores. A startup foi fundada em 2013, como SocialCondo. Em 2017, após parceria com a Associa, tornou-se TownSq e ingressou no mercado dos Estados Unidos.
Segundo David (um sobrenome, leitores) , um dos objetivos é desenvolver relações comunitárias mais próximas:
– Existe um paradoxo na comunicação. Enquanto as pessoas se comunicam pelas redes sociais à distância, não sabem o nome de seus vizinhos. A plataforma facilita esse contato.
Além de auxiliar na solução de reclamações e manutenção de espaços, o aplicativo pode ser utilizado para aluguel de salões de festas e até autorização de acesso ao condomínio.
Desde janeiro, a empresa tem uma comunidade de síndicos. Os profissionais se associam, passam por um treinamento online de um mês e estão aptos para gerir de um a vinte condomínios por meio do app.