Nascida e com sede em Porto Alegre, no Tecnopuc, a programadora independente de canais de TV por assinatura Box Brazil chegará a Portugal, Argentina e Uruguai neste ano. A empresa também prevê investimento de R$ 140 milhões em 177 produções – via Fundo Setorial do Audiovisual. Desse valor, R$ 28 milhões serão aplicados em 30 novas séries originais gaúchas para exibição nos canais FashionTV, Prime Box Brazil, Travel Box Brazil e Music Box Brazil. No primeiro semestre, serão lançados três canais no país europeu e no segundo, o foco será os dois países da América do Sul.
Criada há oito anos, a Box Brazil alcança diariamente cerca de 50 milhões de espectadores no Brasil e 1,5 milhão em outros países, como Estados Unidos, Angola e Moçambique. Para o diretor-presidente da empresa, Cicero Aragon, o mercado audiovisual brasileiro deve ser visto como engrenagem na retomada da economia:
– O audiovisual tem gerado renda, emprego e aquecendo outros segmentos.
Aragon também diz que o investimento em produção regional é importante tanto do ponto de vista cultural, pois permite vários olhares, quanto social, pelo fato de descentralizar recursos Rio-São Paulo.
– A empresa nasceu com essa ideia de valorizar o que é regional. Investimos e acreditamos em diretores com pouca rodagem, mas que tragam conexões universais.