Clientes de redes nacionais de varejo, como Renner, C&A e Riachuelo, passaram a ver nas prateleiras de cosméticos uma marca nascida há 15 anos no Rio Grande do Sul. A QOD, que deve fechar o ano com faturamento de R$ 40 milhões, 18% acima do obtido no ano anterior, percorreu uma trajetória incomum até chegar a essa vitrine. Foi desenhada em bares, pelos colegas de faculdade de Administração Fernando Hilal e Heitor Morsch.
– Éramos mais colegas de bar do que de turma. Entre uma cerveja e outra, fazíamos planos de espalhar na internet que o Brasil tem cosméticos para atender ao mercado mundial – relata Fernando.
Para entender melhor o mercado, começaram a revender itens de uma marca coreana, ainda pouco conhecida no Brasil. A oportunidade de ter produto próprio surgiu com uma consultoria para a Kur Cosméticos que evoluiu para produção por força da vontade dos sócios. Surgiu ali a marca QOD, segundo Fernando com "três círculos e duas retas". Operação industrial, mesmo, começou com a compra da Quinta Essência, farmácia de manipulação muito conhecida em Porto Alegre. O primeiro destino foi o Exterior, via sites como e-Bay e Alibaba.
– No ano passado, embarcamos 600 toneladas. É a marca que mais exporta cosméticos em Porto Alegre. Temos distribuidores na Coreia do Sul, no Paquistão. Outro dia, desci para ver mercadoria e me surpreendi com uma carga para o Nepal – diz Fernando.
A experiência no Exterior inspirou o renascimento das barbearias, que teve a QOD como pioneira. Há quatro anos, durante uma viagem a Dubai, os sócios perceberam como o culto às barbas embutia atendimento especial. Análises de mercado confirmaram o potencial do mercado masculino, até então focado em itens básicos de baixo preço.
– Abrimos a primeira barbearia na Rua 24 de Outubro, em Porto Alegre. Era clássica, atemporal. O valor do aluguel saiu do orçamento de marketing como espaço de exposição de produtos. Em três semanas, os clientes nos desmentiram, não tinha mais horário. Hoje são 10 unidades, cinco próprias, cinco franqueadas. Abrimos a primeira escola de barbearia do Brasil, com 13 pessoas, toalha quente e navalha. Formamos mais de 300 pessoas. Hoje, a linha masculina é vendida em mais de 4 mil pontos no Brasil.
O sucesso da linha masculina deixou a feminina "antiga" e "pouco atraente", na avaliação do próprio Fernando. A observação do comportamento no ponto de venda inspirou o investimento no cheiro dos produtos, e a solução foi levar a perfumaria fina para dentro dos cosméticos. A nova linha QOD City fez, literalmente, um apelo na embalagem: Me cheira, me leva, me usa. Segundo o fundador, deu tão certo que só três redes – Renner, Zaffari e Riachuelo – consumiram todo o estoque de entrada.
– No feminino, voltamos ao jogo e voltamos bem.
Fechando o círculo – uma das inspirações da marca –, será lançada em 17 países árabes pelo escritório em Dubai no segundo semestre de 2019.