Uma pele saudável pede mais do que o uso diário de filtro solar (ainda que ele seja indispensável). Mas com tantos produtos e procedimentos disponíveis no mercado, às vezes fica difícil saber no que apostar. Para ajudar, dermatologistas indicam alguns mitos e verdade sobre a pele. Confira.
Quanto mais caro o creme, melhor: mito
Basicamente, os cremes são compostos por dois itens: os ativos de tratamento e o veículo. O que varia é a porcentagem dos ativos e os veículos. Uns hidratam mais, outros melhoram a textura e por aí vai.
– Mas não é por isso que o creme mais barato não terá veículos tão bons quanto os mais caros – afirma a dermatologista Gabrielle Adames.
Lavar o rosto demais é prejudicial: verdade
Esse hábito pode provocar lesões e sensibilizar a pele. O ideal é lavar pela manhã, para retirar os produtos aplicados à noite, e no fim do dia, para eliminar a maquiagem e as impurezas.
– Peles muito oleosas podem ser lavadas até três vezes por dia – recomenda a dermatologista Tatiana Gabbi.
Posso usar os mesmos produtos da minha amiga: mito
– Há uma avaliação individual feita pelo dermatologista. Assim, a pessoa pode usar um creme e não obter benefício – destaca Gabrielle.
Alimentação influencia a saúde da pele: verdade
– Quando a pessoa engorda, a pele como um todo muda. Além disso, dietas pobres em proteínas podem acarretar flacidez – diz Tatiana.
Frutas, verduras e legumes são aliados, pois acrescentam antioxidantes ao organismo.
Posso dispensar o filtro solar no inverno: mito
Mesmo no frio, os raios solares continuam intensos.
– Se estiver dia claro, pode haver queimaduras em função da radiação B, mais presente das 10h às 16h. A radiação A, que mancha e envelhece, está presente o dia todo – relembra Tatiana.
Preciso usar filtro em dias de chuva: depende
Quando o dia está muito fechado, teoricamente, o filtro solar poderia ser deixado de lado. Contudo, é importante passá-lo para criar ou reforçar esse hábito tão importante.
Para ambientes fechados, Tatiana indica uso de filtros com cor ou cosméticos tipo BB creams, que protegem das luzes visíveis.