Curtas ou longas, de um tempo para cá as barbas ganharam protagonismo na aparência masculina. Se antes visitar o barbeiro era uma atividade reservada para homens de mais idade, hoje, a prática é considerada um momento de relaxamento para todas as faixas etárias. Parte disso é graças às novas barbearias que têm aberto as portas: além de oferecer serviços estéticos, elas contam com outras atrações, como sala de jogos, pubs e até estúdios de tatuagem.
O sucesso desses novos negócios também se deve à importância de cuidar dos fios, o que extrapola questões meramente estéticas. Adeptos da barba devem se preocupar, principalmente, com a higiene, que vai garantir pelos saudáveis e pele em dia. Adepto da máxima "Faça amor, não faça a barba", o barbeiro Gui Almeida, mentor de atendimento da rede La Máfia Barbearia, dá dicas para cuidar dos pelos e também para quem deseja tirá-los, mas recomenda:
— Não tirem a barba! Ela é a maquiagem do homem.
Higiene
Almeida reforça que o cuidado crucial é manter a barba limpa. Dessa forma, além de não acumular resíduos, os pelos não ficam quebradiços nem espetados. Para fazer essa limpeza, a recomendação é lavar a barba com água fria e xampus próprios para isso.
— É preciso esfregar bem, limpando os pelos e a pele também, como se fosse o couro cabeludo — indica o profissional.
Depois da lavagem, ele recomenda que os pelos sejam muito bem secos com uma toalha e, dependendo do tamanho dos fios, até mesmo com secador de cabelos, sob pena de criar casquinhas como se fosse caspa.
— Se não secar, acaba acumulando água, favorecendo o aparecimento de cascas. Aí, quando coça, parece que tem "neve" caindo da barba — diz Almeida.
A dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diz que, como a região é propensa ao surgimento de caspa, alguns homens podem fazer o uso de xampu anticaspa para reduzir o problema.
— E quando os pelos são ásperos, pode-se usar condicionadores específicos para a área. Se a pessoa não encontrar, pode utilizar condicionadores para uso no couro cabeludo, que ainda hidratam a pele — explica Tatiana.
Cuidados na barbearia
Para manter a barba bonita e alinhada, o barbeiro sugere uma visita à barbearia a cada 15 dias, prazo que pode ser estendido a até 30 dias no caso de pelos longos. Adeptos da face sem pelos podem fazer a barba uma vez por semana, no entanto, isso varia de acordo com a preferência de cada um.
Cuidados em casa
Barbudos devem ficar atentos aos cuidados de higiene citados, enquanto aqueles que não usam barba precisam redobrar a atenção na hora de tirá-la. Conforme Almeida, o mais indicado é fazer esse processo na hora do banho quente, que ajuda a abrir os poros, com auxílio de espuma de barbear. As lâminas devem ser novas — com abertura inferior a 30 dias. Para preservar as lâminas, o barbeiro dá a seguinte dica:
— Deve-se lavar bem a lâmina e secar. Se ela não for bem seca, acaba enferrujando e pode ocasionar até tétano. Isso é grave.
Após esse procedimento, a dermatologista recomenda o uso de um pós-barba, que ajuda a acalmar a pele irritada e prevenir infecções.
E a pele?
Além da limpeza e hidratação dos fios — que acabam atuando também na pele —, Tatiana sugere uso de loções para aqueles que optam por tirar a barba. Homens com pseudofoliculite de barba — que é quando o pelo não tem força para sair e fica inflamado _ têm indicação para deixar ou fios crescerem ou retirá-los definitivamente com uso de laser.