O universo cervejeiro não para de render propostas de negócio em busca de uma borbulha nesse espesso colarinho. Três gaúchos perceberam um espaço entre as cervejarias e os consumidores finais. Criaram um serviço que tira a cerveja "viva" das torneiras e entrega na porta da casa ou – se for permitido – do trabalho do cliente. Para acentuar a identidade, partiram para a tradução literal e batizaram a empresa de O Resmungão (growler em português, com direito ao artigo, como são chamadas as garrafas de vidro reutilizáveis específicas para cerveja e chopp).
Embora reúna vários jovens, o clube de assinatura brinca com uma figura do passado: o leiteiro que entregava seu produto de casa em casa. Para isso, fez parceria com uma cervejaria para o pré-envase – em growlers, claro –, que permite que a bebida chegue até o consumidor como o leite fresco era entregue na porta dos clientes.
Marcel Mayer, Rodrigo Osório e Roger Ferreira tocam desde a gestão do clube virtual, com curadoria que ajuda na escolha dos estilos artesanais para quem nunca bebeu, até a entrega propriamente dita. Marcel relata que, quando o negócio começou a ser formulado, os sócios perceberam que havia muitas empresas que entregavam cerveja, mas não agradavam ao paladar das pessoas. Daí surgiu a ideia de oferecer a tal "cerveja viva", como um chopp recém-tirado. Sem contar, acrescenta, que o assinante de O Resmungão deixa de jogar fora 250 garrafas de cerveja.
Os clientes podem escolher entre growlers de um e dois litros e, os que não têm portaria podem escolher pontos parceiros para retirar o produto. Os sinais de que a ideia está dando certo já animaram os sócios a fazer planos de levar O Resmungão para São Paulo em 2019 e até para outros países.