A ambição do projeto do Instituto de Inovação, um centro privado com espaço de coworking, aceleração para startups e centro de financiamento de expansão de empresas, é atracar no Cais Mauá. Duas áreas nobres na estrutura já fazem parte dos esboços. Os empreendedores não comentam, mas a coluna soube que há tratativas avançadas para que seja uma das principais âncoras da revitalização dos antigos armazéns de Porto Alegre.
A confirmação do local ainda depende de acordo e até da viabilização, a curto prazo, das obras de reforma no local, das quais ainda não há sinais. Mas a indicação do interesse de um projeto do tamanho do Instituto de Inovação pode ser o empurrão para destravar o processo.
Uma das inspirações para unir tecnologia e revitalização de área portuária é o parque Lindholmen, de Gotemburgo, segunda maior cidade da Suécia. Montado na área do antigo porto, reúne três universidades – de TI, Gotemburgo e Técnica de Chalmers - e 300 empresas, entre as quais grifes como IBM, Volvo, Ericsson, Saab e Semcon. A coluna, que há alguns anos perambulou rapidamente por Lindholmen, sonha com o dia em que Porto Alegre tenha algo semelhante.