Recorde eleitoral
Na segunda-feira, a bolsa de valores teve recorde histórico em valor negociado em um só dia, sem vencimento de opções. Foram R$ 29 bilhões, boa parte estimulada pelo resultado da eleição em primeiro turno, com larga vantagem do candidato Jair Bolsonaro (PSL) sobre o adversário, Fernando Haddad (PT).
Próximos passos
Com o fim do prazo de audiência pública, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) começa a analisar as contribuições para o edital que inclui os quatro lotes de projetos de transmissão de energia que substituirão o projeto de R$ 4 bilhões que seria construído pela chinesa Shaghai Electric.
A primeira DR
Quarta-feira, após entrevista de Jair Bolsonaro a um canal de TV, na qual afirmou que não privatizaria “de jeito nenhum” usinas da Eletrobras, o mercado teve a primeira crise com o candidato do PSL. Ações da estatal despencaram, a bolsa caiu e o dólar subiu. Foi abalada a imagem liberal do capitão reformado.
Abalos nos EUA
Depois da maior queda na bolsa de NovaYork em seis meses, na quarta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o Federal Reserve (Fed, banco central do país) estava “ficando louco”. O motivo seria a disposição de elevar juro mesmo com essa reação negativa do mercado à elevação do rendimento.