As indústrias gaúchas não estão apenas usando robôs. Estão desenvolvendo em casa esse tipo de equipamento de automação. A Lukatec, de São Leopoldo, especializada em recapagem, desenvolveu o Rasparobô, para acelerar a raspagem de pneus. Criada pela equipe de engenheiros da empresa, integra uma linha completa.
No total, são quatro modelos, que vão desde o bem compacto até o indicado para recapagem em grande escala. A estratégia da gaúcha é vender a linha em todo o continente americano. A tecnologia de robótica foi totalmente desenvolvida em São Leopoldo.
– Trata-se de uma criação 100% gaúcha, com a maior parte das peças produzidas no Brasil. Apenas alguns componentes de automação são importados dos Estados Unidos e da Europa – observa Lucas Möller, diretor da empresa.
Para atender à demanda do mercado, a Lukatec investiu R$ 2 milhões na duplicação da fábrica, com contratação de novos colaboradores e a aquisição de novos softwares para projetos na área de engenharia. Em 2018, a empresa projeta crescimento de 20% em relação a 2017. Até agora, existiam apenas máquinas para o processo de raspagem, a maioria delas manuais, com apenas algumas automáticas, mas com menos tecnologia. O projeto é desenvolvido desde 2010 e apresentou seu primeiro modeloem 2012, após dois anos de pesquisas, protótipos e testes.