Depois que a coluna cobrou, pela enésima vez nesta quarta-feira (11), informações sobre as vendas de ações do Banrisul – especialmente a que envolve papéis ordinários, que dão direito a voto na decisões estratégicas, o Piratini enviou uma nota. A coluna faz questão de publicar na íntegra, mas ainda avalia que as dúvidas não estão respondidas:
“Como acionista majoritário do Banrisul, o governo do Estado reafirma o seu papel de guardião do “Banco dos gaúchos”. Neste sentido, jamais tomou decisões relacionadas à instituição que não respeitassem os parâmetros legais, os princípios de transparência e o interesse público.
Por esta razão, refuta de maneira veemente eventuais especulações sobre a lisura nas recentes operações de venda das ações do Banco, que ocorreram sempre a partir as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Tanto a inicial oferta pública de ações preferenciais, como a avaliação da abertura de capital de sua controlada Banrisul Cartões S.A. e também as decisões de adiar os leilões por conta das condições adversas dos mercados nacional e internacional sempre foram divulgadas através de fatos relevantes, conforme diretrizes da CVM. As apurações em curso, que terão por parte do Estado como controlador majoritário toda a colaboração necessária, por certo irão evidenciar esta conduta.
Da mesma forma, é lamentável que tais episódios sirvam de exploração política, mesmo neste período de proximidade com o processo eleitoral, pois em nenhum momento o atual governo assim agiu na sua relação com o Banco. Pela primeira vez o Banrisul não teve no atual período qualquer ingerência político-partidária na composição de seu comando, formado por servidores de carreira da instituição ou profissionais com reconhecida trajetória no setor financeiro. Por fim, o governo do Estado renova seu compromisso em favor do fortalecimento do Banrisul, através de uma gestão profissional que vem registrando resultados importantes em favor da própria instituição, seus acionistas e colaboradores, assim como para a economia gaúcha”.