Em um momento ainda difícil da crise, com a recessão no retrovisor mas uma retomada lenta da economia, o Banrisul apresentou nesta quinta-feira um programa que pode fazer a diferença para milhares de micro e pequenas empresas. O presidente da instituiçâo, Luiz Gonzaga Mota Veras, lançou pessoalmente a linha de crédito que o banco caracteriza como "o maior programa gaúcho de crédito da história" para o segmento.
Ao justificar a dotação significativa, com origem em recursos próprios, o banco detalha que o Estado tem 300 mil micro e pequenas empresas, responsáveis por gerar riqueza equivalente a um terço do PIB gaúcho e mais da metade dos empregos formais no Rio Grande do Sul.
Nos cálculos do banco, cada operação do Programa Especial de Crédito para Micro e Pequenas Empresas, ou Crédito Simples Banrisul, como foi batizada a nova linha, deve ser, em média, de R$ 5 mil. O programa não é restrito aos atuais clientes do banco. Pode ser acessado por qualquer empresa, mas o Banrisul deixa claro que isso significará "iniciar o relacionamento com a instituição".
Linhas de crédito para micro e pequenas empresas costumam significar estratégias de diversificação de riscos e ampliação de resultados na microeconomia. O banco confirma os dois objetivos, além de ampliar sua base de clientes.
Como funciona
1. O primeiro passo é o contato com qualquer agência, para abrir conta e fazer cadastro. Haverá uma análise de risco "seguindo as normas bancárias". Em bom português, isso significa que será preciso ter cadastro limpo de pendências.
2. Podem se candidatar pessoas jurídicas (empresas de comércio, indústria e serviços) com faturamento médio mensal de até R$ 100 mil reais.
3. O juro começa em 1,5% ao mês. Clientes que se credenciarem na rede de adquiriência Vero (para cartões de crédito de várias bandeiras e Banricompras) terão taxas menores, que começam em 0,75%. Será preciso pagar o IOF correspondente à operação financeira (0.0041% do valor total) na contratação, ou seja, antecipadamente.
4. O prazo de pagamento vai até 12 meses, com pagamento único do valor contratado.Durante esse período, o valor correspondente ao juro contratado terá de ser pago a cada mês.