Lembra da marca que ganhou visibilidade no Mundial de Clubes em Abu Dhabi? Pois a chinesa Alibaba está perto de um movimento de alta disrupção. Quer lançar ainda em 2018 – que está logo ali na esquina – uma "vending machine" de... carros. A ideia é usar o mesmo conceito da venda de refrigerantes, salgadinhos, fones de ouvido e outros pequenos produtos para uma das operações mais complexas de comercialização, só superada pela de imóveis.
Conforme o jornal britânico The Telegraph, o Alibaba (lembre-se, pronuncia-se Alibába, não Alibabá) quer tornar a compra de um carro novo "tão fácil quanto comprar um café". O movimento da chinesa vem depois de uma empresa que oferece carros usados, chamada Autubahn Motor's, abrir uma loja de 15 andares em Singapura apresentada como "a maior máquina de vendas de carros de luxo do mundo".
Com carros estão organizados em 60 compartimentos, o cliente escolhe marca e modelo em uma tela sensível ao toque (como as de smartphones) que quer examinar mais de perto. O carro escolhido chega ao andar térreo, destinado a exposição, em dois minutos graças a um complexo sistema automatizado de armazenagem dos veículos, semelhante ao encontrado em alguns estacionamentos verticais no Japão.
A intenção do Alibaba seria fazer o mesmo, com a possibilidade de o usuário escolher marca e modelo na tela de seu próprio (do cliente) smartphone. Ao clicar, o carro escolhido é liberado de uma vitrine vertical em forma de torre. Yu Wei, gerente geral da divisão automotiva da plataforma de comércio do Alibaba explica que a intenção é aplicar esse modelo para modelos zero quilômetro.