Com as primeiras imagens de treinos e movimentações de torcedores para o Mundial de Clubes de Fifa, uma marca começou a chamar atenção: o logotipo da Alibaba Cloud. Afinal, o que o personagem ligado aos 40 ladrões de uma das mais conhecidas histórias Mil e Uma Noites tem a ver com futebol? Na verdade, nada – nem o nome, nem a empresa.
Alibaba (a pronúncia correta é "alibába", não "alibabá") é um gigante chinês com 18 anos de cliques, que em 2014 fez uma das três maiores aberturas de capital (IPO) do mundo. Ao lançar ações no mercado, a empresa arrecadou US$ 21,8 bilhões. O valor dá uma ideia de tamanho e abrangência dos negócios da companhia que é uma espécie de Google da China – a comparação é disputada pelo Baidu, outro gigante chinês na internet, mas que vem perdendo relevância enquanto o Alibaba ganha. E é melhor se habituar com esse nome: vai patrocinar a competição até 2022 – pelo menos.
O primeiro foi um site de internet com serviço de compra e venda entre empresas (business to business, ou B2B), para fazer a ponte entre fabricantes chineses e clientes estrangeiros. O passo seguinte foi ligar consumidores, em portal no estilo e-Bay. Até hoje, o Taobao é um dos 20 endereços mais visitados do mundo na internet. No conjunto, os sites do Alibaba Group representam mais de 60% das entregas na China. São seis negócios diferentes.
O fundador do grupo é Jack Ma, professor de inglês de Hangzhou que começou o negócio no seu apartamento e hoje é um dos homens mais ricos da China, da Ásia e do mundo, com fortuna estimada em US$ 47,8 bilhões. Fã de artes marciais, neste ano o empresário resolveu investir na indústria cinematográfica: é um curta-metragem chamado Gong Shou Dao com famosos atores chineses de filmes desse tipo de luta. A extravagância de Ma também apareceu, neste ano, em sua participação em um festival de música e em uma performance de dança considerada bizarra na festa dos 18 anos do Alibaba.
A empresa que assina o patrocínio no Mundial de Clubes é a Alibaba Cloud, criada em 2009 e já uma das três maiores do mundo conforme o grupo Gartner, respeitada consultoria na área. A empresa também é a fornecedora oficial de soluções de armazenamento de dados na nuvem para o Comitê Olímpico Internacional (COI). Ou seja: Ma gosta mesmo de esportes, de artes marciais a futebol, passando pelas modalidades olímpicas.