É um passo e tanto: a Chocolate Lugano, de Gramado, acaba de abrir sua primeira loja na China. Fica em Schenzhen, primeira cidade planejada do país, com população de 14 milhões de habitantes. Instalada no World Food City, shopping especializado em produtos não chineses que tem 550 mil metros quadrados – para dar uma ideia, o Iguatemi Porto Alegre tem pouco mais de 60 mi metros quadrados, ou seja, o da China é quase 10 vezes maior.
Em área de 350 metros quadrados, a loja é uma operação B2B: vende para distribuidores, não para o consumidor final. A Lugano vai introduzir na China 14 tipos de chocolate e licores. Vai enviar em contêineres refrigerados, que serão recheados também com cervejas da Rasen produzidas por outra empresa do grupo gramadense.
Segundo o diretor da Lugano, Guilherme Schwingel Luz, a empresa projeta faturar US$ 1 milhão com a primeira loja na China em 2018. Ele afirma que já há interesse de empresários chineses em instalar uma outra loja da Lugano em Schenzhen, além de outras três em Xangai.