Uma informação meio atravessada está amargando a vida de consumidores de marcas conhecidas de chocolates e bombons. Ao contrário do que se afirma em blogs e redes sociais, Chokito, Sensação e Serenata de Amor não vão parar de ser produzidas para sempre. Vão, sim, mudar de mãos. A confusão é resultado de uma novela que se arrasta há 15 anos.
Em 2002, a Nestlé comprou a Garoto, que na época enfrentava dificuldades financeiras. Como a aquisição representava um grande concentração do mercado de chocolates no Brasil, dois anos depois o Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) chegou a ameaçar a multinacinal de origem suíça de ter de vender a empresa que havia comprado. Pausa para negociações. Em 2012, o julgamento foi retomado e, no ano passado, foi construído um acordo.
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As empresas poderiam se manter unidas – nesse período, o Brasil passou a contar com fabricantes que não existiam antes –, mas a Nestlé teria de se desfazer de algumas marcas. Detalhe: tanto a lista dos produtos quanto o prazo de adequação permaneceram em sigilo. É por isso que existe tanta confusão em torno da informação. Mas o fato é que, a menos que o novo comprador não se interesse por alguma dessas linhas, todas devem seguir em produção, com outro logotipo na embalagem.
Parte do "pânico" sobre a decisão tem motivo: no início dos anos 2000, em um dos primeiros grandes negócios envolvendo gigantes multinacionais no Brasil, a Colgate comprou a fabricante do creme dental até então mais popular no Brasil, a Kolynos. Para evitar concentração, o Cade proibiu a compradora de continuar usando a marca.