Anda movimentado o cronograma do Grupo Lugano, que inclui a marca Rasen. As obras do empreendimento mais recente nem terminaram – a previsão é de que o Rasen Platz, parque e cervejaria inspirados na Hofbräuhaus, de Munique, seja inaugurado nesta semana – e o diretor Guilherme Schwingel Luz já lista próximos passos. Acompanhando de perto os acabamentos do que relata ser um sonho antigo, o empresário explica que a fome de expansão do grupo é abastecida por parcerias em cada negócio, e logo depois de entrar na China, avisa que a próxima meta é desembarcar, com marca e lojas próprias, nos Estados Unidos.
Como começou a aventura no mundo do chocolate?
Minha família adquiriu a Lugano há 33 anos. Tinha três funcionários, produzindo 500 quilos de chocolate por mês. Em 2009, eu e meu irmão fundamos a (cervejaria) Rasen. Eu tinha 19 anos e ele, 17. A partir dali começou nossa trajetória como empresários e, há três anos, adquirimos a parte das tias na Lugano. Aí, começamos o avanço em vários outros negócios. Abrimos o Mundo do Chocolate, um parque temático, investimos em alguns restaurantes, abrimos um ice bar, que é aquele bar de gelo a -15ºC, e agora, mais uma vez no entretenimento, estamos abrindo esse parque da cerveja, o Rasen Platz.
De onde veio a ideia de abrir esse grande bar temático da cerveja?
Na verdade, desde que fundamos a cervejaria, o sonho era abrir um bar grande, que fosse uma réplica da Hofbräuhaus, de Munique. Antes de abrir nossa cervejaria, visitamos esse bar ícone no mundo. Agora, graças a Deus, vai se tornar realidade.
Quando vocês começaram a fabricar cervejas artesanais, já projetavam que seria uma vertente da Lugano?
Por sermos de uma família empreendedora, sempre tratamos a cervejaria como um negócio para crescimento. Sempre tivemos apoio de nossos pais. Claro que demorou alguns anos. No início, éramos eu, meu irmão e um primo nosso, também sócio. Era a gente que fabricava, engarrafava e vendia. Nossa fábrica tinha equipamentos pequenos, mas industriais.
Na cervejaria, vocês terão parceria com o Natalício, de Porto Alegre. Há planos de abrir um negócio ligado à cerveja na Capital?
Sim. Temos um bar chamado Rasen Deutsch – dois em Gramado e um em Caxias do Sul –, e queremos levar a Porto Alegre até metade do próximo ano. Esse modelo é uma miniatura da Rasen Platz, só com pratos alemães. São bares menores que vão ser franqueados, dentro de três a quatro meses. É um novo projeto a ser lançado. A unidade de Porto Alegre vai ser própria, mas já tem gente de outros Estados querendo, então em breve teremos novidades.
Ainda falando da cervejaria: são 2 mil metros quadrados, investimento de R$ 15 milhões e a geração de 90 empregos. A crise passou longe do Grupo Lugano?
A gente trouxe uma vontade de criação de novos empreendimentos e sempre utiliza parceiros, outros sócios, que fazem parte dos nossos investimentos. Tem a parceria da Gramado Parks nesse novo empreendimento, que é um grupo muito empreendedor, são proprietários da Snowland, do Museu do Cinema, do café Bela Vista, enfim, foi um grupo que reinventou o turismo em Gramado com o Snowland, porque é uma atração que não existia nas Américas. Então a gente sempre traz pessoas para investir junto, ainda mais hoje, com a dificuldade de captar dinheiro no mercado, que é muito complexo e caro nos bancos.
Em novembro, a Lugano abriu uma loja na China, a primeira unidade no Exterior. Como surgiu essa oportunidade?
A gente sempre busca trabalhar com inovação, em algo em que os concorrentes não chegam, principalmente aqui em Gramado, a gente trabalha muito com isso, com o entretenimento, e busca trazer experiência para as pessoas. Hoje há muito mais interesse em comprar uma experiência do que um produto.
Por que a China?
Na verdade, um parceiro da China Invest, de Porto Alegre, atua há 20 anos por lá e adquiriu um ponto no shopping onde a gente abriu a loja. Esse shopping é B2B (vende para distribuidores e não para o consumidor final) e nos convidou para fazer parte desse projeto. Na hora, achamos muito interessante por se tratar de um mercado novo para o chocolate. Foi a partir de 1980 que o chocolate entrou na China e ainda tem poucos concorrentes. Mesmo os players grandes ainda são fracos. Então é um potencial muito grande de crescimento.
E como está sendo a aceitação dos produtos?
Está muito interessante. Fui cinco vezes para a China no último ano, a gente participou de várias feiras, então a gente vê uma aceitação muito grande. Esse é um dos motivos que pode nos levar a dedicar mais tempo para esse negócio.
Vocês pretendem continuar a expansão internacional?
Sem dúvida. Temos vários contatos de parceiros nos Estados Unidos, então há possibilidade acontecer já no próximo ano. A gente trabalha muito com parcerias, sócios pontuais em cada negócio. Nesse caso, são brasileiros que estão indo morar lá e querem investir. Tem muitos que saíram do Brasil por causa da crise e insegurança e buscam negócios. Nos EUA, a ideia inicial é ter lojas.
Qual a projeção de faturamento para 2017?
Para esse ano, o faturamento será de cerca de R$ 60 milhões, sendo R$ 6 milhões da Rasen Bier. Para 2018, projetamos crescimento de 40% com a inauguração do Rasen Platz, a expansão do Rasen Deutsch e a loja na China.
Há expectativa para novas contratações, além das 90 na cervejaria?
No grupo trabalham cerca de 420 pessoas, já contando com a Rasen Platz. As contratações estão sempre abertas.
Nos próximos anos, ou meses, o que podemos esperar da Lugano?
Nosso DNA é de inovação. Estamos entrando com força no mercado de restaurantes e pretendemos continuar no ramo de entretenimento. Agora temos o Ice Bar, o Mundo do Chocolate e o Rasen Platz. Esse setor cresce muito em Gramado. Também temos planos de expansão dentro do país. A Lugano tem 22 lojas fora de Gramado, seis na cidade, e tem plano de franquias para ser lançado agora. Antes, trabalhávamos com licenciamento. O lançamento desse plano, para o chocolate, deve ser lançado em janeiro. Então terá a franquia da Rasen com os bares e da Lugano com lojas com cafeterias. Hoje a gente vê que tem grandes concorrentes que trabalham nesse modelo (lojas com cafeterias) e fazem muito sucesso.