Quando foram para a Irlanda em 2010, os amigos Fernando Maldaner e Samuel Zang tinham uma agenda específica. Iriam estudar inglês e juntar dinheiro trabalhando para poder viajar pela Europa. Mas a meta, mesmo, era prospectar alguma ideia de empreendimento para trazer para o Brasil. Até então, trabalhavam no setor de calçados. Retornaram no final daquele ano e, em janeiro de 2011, já elaboravam o projeto da Edelbrau, cervejaria artesanal de Nova Petrópolis.
Leia mais da coluna de Marta Sfredo
Com recursos do Finame, linha de financiamento do BNDES para máquinas e equipamentos e com o fermento da popularização das cervejas artesanais, a ideia saiu do papel já em novembro de 2011. Desde então, só faz crescer.
A fábrica começou com produção mensal de 6 mil litros de cerveja. A cada ano, os sócios investiram em expansões. Hoje, a capacidade chega a 42 mil litros - a média efetiva fica na casa dos 15 mil litros por mês.
"Gramado não teve baixa temporada", diz fundador da CVC
Neste ano, respondendo a um pedido dos clientes, encaminharam nova ampliação. Estão construindo um gastropub ao lado da fábrica, para oferecer um espaço de degustação das bebidas produzidas pela cervejaria e aproveitar o turismo na região. A inauguração será no segundo semestre.