O modelo e formato não são fora da caixa, mas proposta é justamente disseminar no Brasil a cultura inovadora que envolve o universo das startups. Um grupo de quatro empreendedores e executivos do segmento começou a desenvolver e produzir o reality show Os Negociadores.
No estilo do popular O Aprendiz e inspirado no americano Shark Tank - que também tem startups no foco -, o programa faz uma competição entre empreendedores iniciantes em busca de investimentos para seus projetos. A cada episódio, dois exibem suas propostas (o pitch do título) para três investidores, que avaliam os pontos fortes e fracos das ideias e, ao final, decidem se querem aplicar recursos - ou não.
Leia mais da seção Negócios de Futuro
Erik Nybo, diretor jurídico global da Easy Táxi, é um dos idealizadores do programa. Até agora, Os Negociadores só tem o episódio-piloto pronto, que será publicado no YouTube amanhã - a primeira apresentação, para um público fechado, ocorreu em Porto Alegre, durante palestra de Nybo sobre o cenário jurídico nas startups.
O executivo explica que o investimento na elaboração do programa - locação de cenário e contratação de produtora - saiu do bolso dele e dos outros três sócios, mas que, agora, estão em contato com canais de televisão para vender a ideia a patrocinadores.
- Queremos fazer um meio de campo para facilitar e impulsionar esse tipo de negócios - explica Nybo.