Digo síndrome da quinta série apenas por ser a designação mais usada pelos cientistas. Há quem fale em doença, maldição, mistério, espectro. Não há consenso quanto à nomenclatura, já o fenômeno é bem descrito. Trata-se de uma escolha - consciente ou não - em estabilizar o próprio horizonte cognitivo na quinta série.
Isto não significa que o sujeito não possa seguir até a universidade e além. O que está em jogo é "Idade Mental e Intelectual” de quinta série, também conhecida por IMI5ª.
Atenção, não confundir com HIMI5ª, a versão atenuada. Diz se daqueles em que as sequelas atingem o Humor, apenas isso está travado na quinta série. São pessoas que se alteram com temas ao redor de pinto e bunda, ou então fazendo bullying com quem é mais frágil. Em resumo, humor de quem recém descobriu o sexo, com a coragem de quem chuta cachorro morto.
Mas voltando à IMI5ª, qual sua essência? Os eruditos divergem, a hipótese mais aceita seria a de que o ideal democrático foi deturpado para fins não políticos. Neste caso: “a minha ignorância vale tanto quanto seu conhecimento”. Ou seja, a opinião de qualquer um tem o mesmo peso que a de um especialista.
Pesquisadores franceses ressaltam a predominância do pensamento intuitivo sobre o científico. Exemplo, o terraplanismo é óbvio, senão as coisas do lado de baixo cairiam! E eles também sublinham o entendimento pela concretude da palavra. Exemplo, os nazistas seriam de esquerda, não pelo que acreditavam e agiam, mas por terem a palavra socialista no nome do partido.
Cientistas ingleses focam na generalização abusiva. Aqueles que refutam a ciência porque com o primo - ou tio, ou vizinho - foi diferente. Exemplo, meu vizinho teve covid e não deu nada, ele usou chá de guaco. Logo, covid é leve e se tivessem usado chá de guaco, não teria acontecido nada disso daí.
Para pesquisadores americanos, a questão está no conjunto das operações acima e ainda a incapacidade de usar mais do que duas variáveis. Para os IMI5ªs, as variáveis de um sistema não são as que a realidade opera, mas as que ele tem na cabeça. Por exemplo, a Terra não está aquecendo porque o inverno foi frio. Além de ser contra-intuitivo, os outros termos da equação não existiriam.
A síndrome IMI5ª é insidiosa, onde menos se espera ela pode estar atuando. Desconfie de quem fala muito dela, ou tenta entender sua lógica, porque isso é muito quinta série.