Uma reação em cadeia é uma sequência de reações provocadas por uma ação determinada. Podemos analisar os calendários da CBF a partir deste fenômeno. Nessa reta final de Brasileirão, com definições importantes (título, vagas de Libertadores e Sul-Americana e rebaixamento), as seis rodadas restantes são também impactadas pela data Fifa, o que provoca reclamações dos clubes e dificulta o encontro de soluções.
O problema é que não há mais datas e tampouco margem para a CBF "aliviar" essa reta final de Brasileirão, evitando que os clubes percam jogadores para seleções nas Eliminatórias ou, no caso mais absurdo, evitando que o Botafogo e o Atlético-MG tenham que jogar seus jogos quatro dias antes da final da Libertadores, sendo que os cariocas também estão brigando pelo título nacional.
A solução mais simples — de adiar o fim do Campeonato Brasileiro — torna-se inviável por conta de uma competição: a Copa Intercontinental da Fifa. Sim, o novo Mundial de Clubes está encaminhado para estrear na metade de 2025. Agora o antigo torneio mundial, que ocorre ano a ano, está confirmado e, mais, já em andamento.
Botafogo ou Atlético-MG já tem data marcada e adversário confirmado na Copa Intercontinental. No dia 11 de dezembro, o campeão da América vai enfrentar o Pachuca, que faturou o título da Liga dos Campeões da Concacaf. Esta partida será na cidade de Doha, no Catar.
A 38ª rodada do Brasileirão está prevista para 8 de dezembro, e sabemos que todos os jogos devem ocorrer no mesmo dia e no mesmo horário, conforme regulamento. Imagina a situação do Botafogo: brigar pelo título brasileiro e, ao mesmo tempo, preparar as malas para viajar ao Catar (caso seja campeão da Libertadores também).
A Copa Intercontinental é uma competição nova da Fifa. O time brasileiro que passar pelo Pachuca no jogo único no dia 11 já sabe que vai enfrentar o Al-Ahly, do Egito, que eliminou o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, no outro playoff. Finalmente o vencedor deste mata-mata terá pela frente o Real Madrid, campeão da última Liga dos Campeões da Europa, em 18 de dezembro, no estádio de Lusail, palco da final da última Copa do Mundo.
Participantes da Copa Intercontinental da Fifa:
- Botafogo ou Atlético-MG - campeão da Libertadores
- Real Madrid - campeão da Liga dos Campeões da Europa
- Pachuca - campeão da Liga dos Campeões da Concacaf
- Al-Ahly - campeão da Liga dos Campeões da África
- Al Ain - campeão da Liga dos Campeões da Ásia
- Auckland City - campeão da Liga dos Campeões da Oceania