A CBF vive um dilema, por enquanto sem solução, sobre o calendário do futebol brasileiro em 2025. O motivo é a grande novidade da Fifa para a próxima temporada, que será o Super Mundial com 32 clubes, marcado para a metade do ano nos Estados Unidos.
E o novo torneio do futebol mundial terá impacto no nosso calendário, e terá um impacto para os jogos de Grêmio e Inter. Como serão quatro representantes do Brasil (Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo ou Atlético-MG) no torneio da Fifa, a CBF está avaliando se o Campeonato Brasileiro poderá ser paralisado ou não no período da disputa.
Em 2024 o Brasileirão não parou durante a Copa América, o que deu fôlego para conseguir fechar o calendário. Mas a diferença é que em 2025 serão quatro clubes brasileiros na competição, que acontecerá entre 15 de junho e 13 de julho.
O fato é que as datas não vão fechar se houver a decisão da paralisação do campeonato. Lembrando que nas datas Fifa não acontecem jogos da Série A.
Por isso, a CBF avalia a decisão que terá o menor impacto. Algumas possibilidades são consideradas:
- Diminuir as datas dos Estaduais, com início antecipado da Série A. Neste caso, seria possível parar os jogos durante o Mundial;
- Esticar o Brasileirão até o final de dezembro. Assim, seria possível parar os jogos durante o Mundial;
- Antecipar os jogos do Brasileirão dos participantes no Mundial. Neste caso, a Série A teria partidas durante o Mundial.
Em qualquer uma das decisões, Grêmio e Inter terão situações novas em 2025. Seja o Gauchão com menos datas ou os principais adversários do Brasileirão sem foco na competição, pois estarão envolvidos no Mundial. E isto poderá ser importante para a dupla Gre-Nal.
O problema é que já estamos em novembro, e até agora o calendário para 2025 não está definido.