Talvez estejamos no último ano em que a Pedro Geromel e Walter Kannemann atuarão juntos no Grêmio. A dupla histórica do clube teve seu primeiro teste de 2024 na última quarta-feira (24), contra o São José, e a estreia deu "pé quente" para o time gremista: goleada por 4 a 1.
Já são 169 partidas do Grêmio nas quais Geromel e Kannemann estiveram em campo ao mesmo tempo. Tudo começou lá na temporada de 2016, em um jogo contra o Athletico-PR pela Copa do Brasil. A dobradinha rendeu grandes títulos e levantou o debate sobre qual é a maior dupla de zagueiros da história do clube, comparando com De León e Baidek ou Rivarola e Adilson.
Nos últimos anos, porém, o desempenho de ambos não foi harmônico. Em 2021, eles fizeram parte do time que acabou rebaixado para a Série B. No ano seguinte, Kannemann sofreu com lesões, enquanto Geromel se destacou na campanha do acesso de volta à primeira divisão. Já em 2023, foi o contrário: o segundo ficou lesionado e o argentino teve sua importância no vice-campeonato brasileiro.
No fim de dezembro de 2023, o Grêmio anunciou a renovação de Geromel por seis meses, até dia 30 de junho. O jogador vai completar 39 anos em 2024 e já manifestou desejo de se aposentar no clube. Ele soma 385 partidas com a camisa tricolor.
No caso de Kannemann, seu contrato é mais longo. O vínculo se encerra no dia 31 de dezembro de 2025. O argentino vai fazer 32 anos de idade em março. Pelo Grêmio, são 282 atuações.
O Gauchão deve ser o último grande ato da dupla. Está nos sonhos de qualquer gremista rever a marcante imagem de Geromel e Kannemann beijando juntos um troféu conquistado pelo clube, dando um provável encerramento digno à carreira do capitão do time.
Geromel e Kannemann juntos pelo Grêmio (jogos oficiais):
- 169 jogos
- 86 vitórias
- 46 empates
- 37 derrotas
- 126 gols sofridos
- 7 títulos