Por conta dos rebaixamentos do Vasco nos últimos 10 anos, o número de jogos contra o Inter diminuíram em relação a outras décadas. Os clubes não se enfrentam desde o Brasileirão de 2020, e agora eles se encontram pela décima rodada do atual campeonato, neste domingo (11), no Beira-Rio.
A última partida entre Inter e Vasco, realizada em Porto Alegre, teve vitória colorada por 2 a 0, com gols de Edenilson e Thiago Galhardo. Ainda sem público, por conta da pandemia de coronavírus, a equipe utilizou um uniforme rosa, em alusão ao Outubro Rosa. No entanto, o mais curioso da partida foi uma reação do então técnico Eduardo Coudet.
Com quase 20 minutos do segundo tempo, já vencendo por 2 a 0, Coudet enlouqueceu com seu time após uma saída de jogo em que Marcelo Lomba teve que dar um chutão, uma vez que os atletas não se apresentaram para jogar. O treinador argentino, aos berros, foi ouvido por todos ali presente em um estádio vazio. Até a equipe de transmissão de televisão se surpreendeu com seus gritos.
A escalação do Inter naquele 18 de outubro de 2020 teve Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso (Rodrigo Moledo), Marcos Guilherme (Praxedes), Edenilson e Patrick; (Rodrigo Dourado); Thiago Galhardo (D'Alessandro) e Abel Hernández (Yuri Alberto). Apenas Moledo permaneceu no clube.
Agora em 2023, Inter e Vasco vivem situação diferentes no recorte recente. Os Colorados estão há cinco jogos sem perder, com três vitórias e dois empates. Já os vascaínos não vencem há oito partidas, amargando quatro derrotas seguidas no Brasileirão.
Histórico de Inter x Vasco:
- 72 jogos
- 30 vitórias do Inter (104 gols)
- 26 vitórias do Vasco (100 gols)
- 16 empates