O Brasileirão teve a sensibilidade de colocar frente a frente Inter e Eduardo Coudet, comandante do Atlético-MG, pela sexta rodada do campeonato. O técnico argentino deixou o Beira-Rio há quase três anos, mas o imaginário colorado proveniente do trabalho inacabado do treinador ainda carrega a imagem do "Chacho", tanto para o bem como para o mal. Parece ser um debate extremista: aqueles que o amam e os outros que o odeiam.
Eduardo Coudet foi trazido pelo Inter no final de 2019. Com um pré-contrato com o clube assinado no último trimestre daquele ano, o treinador chamou a atenção do mercado sul-americano pelo seu grande trabalho no Racing, campeão argentino naquela temporada.
Coudet teve um grande desafio com o Inter que foi superar as duas fases preliminares da Libertadores. Tudo isso em pouquíssimo tempo de trabalho. Mas a maior complicação para ele e toda a população mundial esteve no enfrentamento da pandemia de coronavírus. O futebol ficou paralisado por quatro meses, retornando às atividades com estádios sem a presença de público.
A passagem do técnico ficou marcada por diferentes pontos de vista e análise. De um lado, os colorados que apontaram o dedo para Coudet, dizendo que ele não ganhou Gre-Nal, sequer chegou à final do Gauchão e seguidamente reclamava do "grupo curto". Do outro, colorados que reconheceram no argentino um treinador com imagem de ídolo, por ter feito uma equipe modesta jogar bom futebol, além de liderar o Brasileirão e estar vivo na Libertadores e na Copa do Brasil.
Em novembro de 2020, Eduardo Coudet aceitou uma proposta do Celta de Vigo, da Espanha, e deixou o Inter. Até hoje, os motivos de sua saída não foram esclarecidos por completo. No total, em 46 partidas sob seu comando, a equipe teve 24 vitórias e perdeu apenas nove vezes.
Mesmo sem títulos e com uma passagem relativamente curta, Eduardo Coudet ainda vai ser tema de muitos debates entre colorados. Talvez somente sua volta ao Beira-Rio vá terminar com isso, possibilitando que ele finalmente conclua um trabalho que parou no meio do caminho.
Números de Eduardo Coudet no Inter:
- 46 jogos
- 24 vitórias
- 13 empates
- 9 derrotas
- 71 gols marcados
- 37 gols sofridos
- 61,5% de aproveitamento
- 329 dias de trabalho
- Fora das finais do Gauchão
- Líder do Brasileirão em 10 rodadas
- Não venceu Gre-Nal
- Copa do Brasil (quartas)
- Libertadores (oitavas)