Chegou ao fim a história de Thiago Santos com o Grêmio. Próximo de ser oficializado como reforço do Fluminense, o volante deixa a Arena talvez no momento mais conflituoso com a torcida gremista. Foram três temporadas e quase 100 jogos pelo clube.
Thiago Santos foi anunciado pelo Grêmio no dia 1º de abril de 2021, ou seja, há dois anos. Vindo do FC Dallas, o jogador chegava para suprir uma função específica do meio-campo: o volante marcador. Pedido por Renato Portaluppi, sua estreia foi exatamente no dia seguinte à saída do treinador, após a eliminação na Libertadores.
O começo de Thiago Santos foi surpreendentemente promissor. Assumiu a titularidade no time e participou de uma sequência incrível do Grêmio de Tiago Nunes, com oito vitórias seguidas nos primeiros oito jogos. Um mês depois, sagrou-se campeão gaúcho diante do Inter na final.
Os erros do clube e a queda de rendimento individual e coletiva da equipe culminaram no rebaixamento do Grêmio naquele ano. Thiago Santos foi eleito um dos vilões de um dos momentos mais tristes do Tricolor. A Série B em 2022 frustrava ainda mais a torcida ao saber que o volante seguia no grupo. E isso se repetiu em 2023. Vide as fortes vaias contra o Ypiranga.
Thiago Santos deixa o Grêmio com cinco gols marcados. O primeiro foi contra o Athletico-PR em 2021, na derrota por 4 a 2 na Arena da Baixada, pelo Brasileirão. Outros três ocorreram no mesmo ano: na vitória sobre a Chapecoense, na goleada sobre o São Paulo e no revés para o Bahia.
O último gol dele foi em outubro de 2022. Já com Renato Portaluppi de volta ao clube, ele garantiu o empate do Grêmio contra o Bahia, na Arena.
Thiago Santos com a camisa do Grêmio:
- 81 jogos
- 5 gols
- 3 assistências