A caminhada do Grêmio na Copa do Brasil de 2023 começa na capital federal. No estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Tricolor encara o Campinense, que pertence à Série D do Brasileirão. Além de enfrentar um adversário de menor expressão e disputar esta partida em campo neutro, a equipe de Renato Portaluppi pode até empatar que, mesmo assim, avança de fase. Agrega-se a isso uma longa invencibilidade gremista.
Renato foi enfático na sua última entrevista coletiva, após a goleada sobre o Novo Hamburgo: "por que vocês não falam sobre quantos jogos, quantas vitórias e qual é o aproveitamento do Grêmio?". Bom, o assunto é este agora. Seu time não perde há exatos cinco meses.
A última derrota do Grêmio de Renato foi no dia 30 de setembro do ano passado, quando sofreu 2 a 1 do Sampaio Corrêa, no Maranhão. Desde lá, o time soma 16 partidas de invencibilidade, com 12 vitórias e apenas quatro empates (83% de aproveitamento).
Ainda em 2022, o Grêmio venceu CSA, Náutico e Brusque, e empatou com Londrina, Bahia e Tombense. Já na atual temporada, a campanha é quase perfeita. São nove vitórias (uma delas pela Recopa Gaúcha) e apenas o empate contra o São Luiz, em Ijuí.
Um destaque dessa série invicta também diz respeito à fortaleza defensiva. A zaga do Grêmio foi vazada em apenas seis jogos dos 16 realizados, algo que reforça ainda mais o favoritismo tricolor contra o Campinense.
Série invicta do Grêmio de Renato
- 2x0 CSA
- 1x1 Londrina
- 1x1 Bahia
- 3x0 Náutico
- 2x2 Tombense
- 3x0 Brusque
- 4x1 São Luiz
- 2x1 Caxias
- 1x0 Brasil-Pel
- 1x0 São José
- 2x0 Esportivo
- 3x0 Aimoré
- 3x2 Juventude
- 2x0 Avenida
- 0x0 São Luiz
- 6x1 Novo Hamburgo
Total = 16 jogos (12 vitórias e 4 empates)