Sim, já houve momentos muito mais esperançosos para o Grêmio na Série B. Aquela invencibilidade de quase um turno na competição dava sinais de soberania rumo ao acesso para a Primeira Divisão. O recorte atual da campanha gremista inverte o cenário e alimenta a preocupação. O episódio desta terça-feira (30) teve a derrota para o Criciúma.
O Grêmio fez menos da metade dos pontos possíveis no returno da Série B. Ou seja, trata-se de um aproveitamento abaixo dos 50%. Em oito rodadas até agora, a equipe venceu três, perdeu três e empatou outras duas partidas.
Agora são quatro jogos seguidos sem vitórias. O Grêmio empatou com o Cruzeiro e amargou derrotas para CRB, Ituano e Criciúma. O panorama mudou, com a chegada de concorrentes pelo G-4 da Série B, casos de Londrina, Sport Recife e até o Tombense.
Faltam 11 rodadas para o Grêmio. Na projeção matemática, 60 pontos é uma pontuação de segurança para um time obter acesso à Série A. O Tricolor precisaria buscar, pelo menos, cinco vitórias e um empate para alcançar esta meta.
Na Arena, o Grêmio terá pela frente confrontos contra Vila Nova-GO, Vasco, Sport, CSA, Bahia e Brusque. Longe de Porto Alegre, os duelos serão diante de Novorizontino, Sampaio Corrêa, Náutico e Tombense.
Campanha do segundo turno do Grêmio na Série B:
- 11 pontos
- 8 jogos
- 3 vitórias
- 2 empates
- 3 derrotas
- 11 gols marcados
- 10 gols sofridos
- 45,8% de aproveitamento