A chance de o Grêmio não ser rebaixado para a Série B passa muito pelo aproveitamento das oportunidades que o time terá em suas últimas oito rodadas. O Tricolor precisa de pontos e, para isto, necessita vencer jogos. Obviamente a receita é marcar gols. Pois um dos seus goleadores não vive bom momento, e justamente nesse período decisivo.
Ferreira vai completar dois meses sem marcar gols, desde a vitória do Grêmio sobre o Ceará por 2 a 0, na Arena, no dia 12 de setembro. Desde então, o atacante disputou 11 partidas e não encontrou mais as redes. Nem as assistências salvaram o camisa 11. Foi apenas um passe para gol, no cruzamento para Borja contra o Flamengo no Maracanã.
O Grêmio já tem sérias dificuldades de fazer gols: foram apenas 26 em 30 rodadas até aqui no Brasileirão. Diego Souza é o goleador, marcando seis vezes. Depois aparece Borja, com quatro gols, e Vanderson e Alisson, com três. Dados que demonstram os problemas ofensivos do Tricolor.
Ferreira só tem este gol, contra o Ceará, no Brasileirão, sendo que ele é o segundo maior goleador do Grêmio na temporada. Ao todo, o jogador anotou 12 vezes. Trata-se ainda do maior garçom da equipe, com oito assistências.
No entanto, o momento dramático do Grêmio também afetou Ferreira, que não vem conseguindo acertar as jogadas de ataque. O time de Vagner Mancini precisa de jogadores com chegada à área para fazer gol. O próprio treinador vem citando isso como justificativa para suas escolhas na escalação.
A seca de gols de Ferreira
- 1x0 Flamengo
- 2x4 Athletico-PR
- 1x2 Sport
- 2x2 Cuiabá
- 0x1 Santos
- 0x1 Fortaleza
- 3x2 Juventude
- 0x2 Atlético-GO
- 1x2 Atlético-MG
- 0x1 Inter
- 1x0 Fluminense
Total: 11 jogos (688 minutos de jejum)