No Rio Grande do Sul é assim: o jogador ganha ainda mais importância na história do clube se tiver participação decisiva em Gre-Nal. Desde a saída de D'Alessandro do Beira-Rio, os colorados aguardam ansiosamente por esta nova figura, que cresce em clássicos. A figura deste protagonista estaria materializando-se em Edenilson?
A vitória do Inter sobre o Grêmio no Gre-Nal 434 teve o gol de Taison para sacramentar o 1 a 0. No entanto, a referência técnica da equipe foi Edenilson. Foi o volante quem deu a assistência para o gol marcado, além de criar as principais chances do time.
Edenilson é aquele jogador que precisa de um título para finalmente ganhar o tal protagonismo merecido no Inter. Números, braçadeira de capitão, destaques e até convocação para a Seleção Brasileira, ele já tem. Pois o Gre-Nal pode curiosamente ajudar a alçar o meio-campo aos holofotes colorados.
Já são dois gols e duas assistências de Edenilson em Gre-Nais. Há alguns clássicos marcantes neste histórico do jogador. Por muito tempo, o Inter ficou sem vencer o Grêmio. A última vez, até então, havia sido com gol dele em 2018. O jejum terminou justamente com seu gol na virada heroica por 2 a 1, no Beira-Rio, pelo Brasileirão de 2020.
Edenilson já tem 19 Gre-Nais disputados, com quatro vitórias e oito derrotas. Com a camisa colorada, em quatro anos de clube, são 244 partidas, com 36 gols marcados e 31 assistências. Claro que ainda falta um brilho maior para mudar seu status, mas existe um caminho bem interessante sendo percorrido por ele na rivalidade com o Grêmio.