O Inter vai ser campeão brasileiro nesse ano? Quase impossível. Vai ser vai ser rebaixado para a Série B? Muito menos. Conseguirá uma vaga para Sul-Americana? É praticamente uma realidade. E uma classificação à Libertadores de 2022? Com a garantia de nove times brasileiros na edição do ano que vem, o cenário é muito possível. Logo, a ideia de que o Gre-Nal vale tudo para os colorados nessa temporada, principalmente para "ajudar" a rebaixar o Grêmio, tem sustentação.
A torcida colorada marcou fortemente sua posição nas redes sociais, bem como na interatividade da Rádio Gaúcha após os jogos da dupla Gre-Nal contra Palmeiras e São Paulo: nada é mais importante do que vencer o clássico e afundar o Grêmio na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. A grande maioria pensa isto e "apoiou" o fato de que jogadores como Yuri Alberto e Taison tenham ficado de fora do jogo no Morumbi.
A ideia da coluna não é entrar no mérito do pensamento dos colorados, mas sim analisar a banalização das vagas à Libertadores para os clubes via Brasileirão como um tema que contribui para isto. O Inter está muito próximo de disputar mais uma vez a competição continental, o que pode ser considerado um resultado bom para um time que começou o campeonato de maneira cambaleante.
Na fotografia da tabela, com Palmeiras ou Flamengo sendo campeão da América, o Bragantino faturando a Sul-Americana, e o Atlético-MG vencendo a Copa do Brasil, o Brasileirão pode ter até G-9. Ou seja, incrivelmente o sétimo colocado teria uma vaga direta para a Libertadores nesta hipótese, e inclusive o nono iria para a fase preliminar do torneio.
O cenário sustenta e legitima ainda mais a visão daquele colorado que enxerga no Gre-Nal a sua Copa do Mundo para fechar a temporada de 2021. Não em busca de vaga à Libertadores, isto chegou a perder valor, mas sim para superar o rival e influenciar na péssima fase do Grêmio no Brasileirão, que está encaminhando o clube ao seu terceiro rebaixamento na história.
O assunto é bom para refletir. Pensar em vencer o Gre-Nal como o fato mais importante de uma temporada soa como um pensamento pequeno, e até é. Porém, no cenário apresentado para esse clássico do segundo turno do Brasileirão de 2021, a visão da torcida do Inter está reforçada e justificada. O poder da rivalidade, por vezes, fala mais alto do que uma vaga obtida. Se não houvesse tal banalização, difícil acreditar que o pensamento fosse esse.