A derrota do Inter para o São Paulo, neste domingo (31), por 1 a 0, pela 29ª rodada do Brasileirão, fez o time não somar pontos na busca pela vaga da Libertadores, mas preservou Taison e Yuri Alberto para o Gre-Nal do próximo final de semana. Por conta de desfalques e suspensões, o técnico Diego Aguirre foi para o Morumbi com apenas seis jogadores no banco de reservas — sendo dois goleiros. Ele admitiu que alterar o esquema para três zagueiros no segundo tempo foi uma necessidade por não ter peças de reposição no banco.
— Aconteceram hoje algumas coisas que nos prejudicaram. Patrick, Yuri, Taison, Dourado, PV, Cadorini, Vini Mello, Heitor, todos esses fora… não é um elenco curto, acontecem coisas que dão a impressão de um elenco curto. São momentos de dificuldade, mas o Inter está bem na briga pela Libertadores, com uma boa energia. — justificou Aguirre, dizendo que o tamanho do elenco é assunto interno para ele tratar com a diretoria.
Artilheiro do campeonato e único centroavante disponível para o duelo contra o São Paulo, Yuri Alberto sentiu dores no aquecimento e foi preservado da partida. O colombiano Juan Manuel Cuesta, meia de origem, foi titular improvisado no comando do ataque.
— Vocês viram, o Yuri estava escalado. Aqueceu no campo. Mas ontem (sábado) ele não treinou, estava em tratamento por um golpe na perna. Eu fui o primeiro surpreendido pela saída dele do jogo. O médico veio a mim e disse que ele não podia jogar. Escalamos o (Juan Manuel) Cuesta. Essa é a única verdade — explicou o uruguaio, negando que o atacante tenha sido uma preservação de última hora.
Tanto Yuri quanto Moisés ainda não tem presença garantida no Gre-Nal do próximo sábado. Ambos passarão por exames na segunda, de acordo com o técnico colorado:
— Não posso garantir que Yuri vai jogar. Amanhã (segunda-feira) vamos fazer exames e o doutor vai falar se ele estará disponível para o Gre-Nal. Moisés também, a mesma coisa. Espero que possam, mas hoje (domingo) não tenho como assegurar algo que veremos nos próximos dias.
— Vamos fazer uma boa semana, recuperar jogadores e chegar com força máxima para o Gre-Nal — projetou o técnico.
O único gol da partida foi marcado por Gabriel Sara logo aos quatro minutos do primeiro tempo, em falha de marcação de Saravia. Assim como Yuri Alberto, o lateral argentino era mais um pendurado que não podia receber cartões amarelos para não ser suspenso no clássico.
Em Porto Alegre, o domingo do Grêmio ficou marcado por mais uma derrota e reações exageradas da torcida. O gramado da Arena foi invadido por torcedores e houve depredação de equipamentos da imprensa e da cabine do VAR na entrada do túnel para o vestiário. O técnico uruguaio espera que os ânimos sejam acalmados ao longo da semana para que a partida no Beira-Rio não seja carregada de nervosismo.
— Os clássicos sempre são especiais, é normal que aconteçam coisas. Para nós vai ser um jogo importante, vamos estar bem e tentar dar uma alegria para a nossa torcida. Imagino que vá dar tudo certo, sem problemas extracampo, e que a torcida possa aproveitar um bom jogo de futebol. Tomara que consigamos tirar o fator dramático para fazer uma partida bonita, trabalharemos ao longo da semana para isso — reforçou.