Alguns nomes se salvaram da derrota decepcionante do Grêmio para o time alternativo do Ceará na estreia do Brasileirão. Um deles é Ricardinho, que teve missão de substituir Diego Souza e novamente marcou um gol. Pois o garoto manteve seus belos números, apesar de sua primeira temporada como profissional e de ser, por vezes, o terceiro reserva (atrás inclusive de Diego Churín).
Ricardinho completou 20 anos recentemente, no mês de abril. Alçado ao grupo principal, ele começou a ganhar chances em equipes reservas utilizadas pelo Grêmio no Gauchão, na Libertadores e também na Sul-Americana. Já são sete gols marcados pelo atacante, inclusive em Gre-Nal. Ele só marcou menos do que Diego Souza (13) e Ferreira (11).
Na comparação com os grandes protagonistas do Grêmio na temporada, Ricardinho tem número equivalentes. Não supera a média de gols de Diego Souza, mas consegue levar a melhor em relação a Ferreira neste quesito. É o verdade que o camisa 11 tem estatísticas mais completas, com dribles e assistências.
Fato é que o Grêmio ganhou um ótimo nome para ser utilizado no sistema ofensivo do time. Ricardinho deixou sua marca contra Ayacucho, Aimoré, Juventude, Pelotas, Inter, Aragua e agora Ceará. Isto em ano tão complicado para ele, que perdeu o pai e o avô, vítimas da Covid-19.
Números dos atacantes do Grêmio na temporada 2021
Diego Souza
- 1.090 minutos em campo = 12,1 jogos
- 13 gols marcados
- Média: 1 gol a cada 84 minutos
Ferreira
- 1762 minutos em campo = 19,5 jogos
- 11 gols marcados
- Média: 1 gol a cada 160 minutos
Ricardinho
- 750 minutos em campo = 8,3 jogos
- 7 gols marcados
- Média: 1 gol a cada 107 minutos