Mesmo com a derrota para o Ceará na estreia do Campeonato Brasileiro, o Grêmio teve no lateral Vanderson seu maior destaque na Arena Castelão. Sem Rafinha, que testou positivo para covid-19, o jovem de 19 anos foi o escolhido para iniciar a partida no Ceará e deve ter sequência como titular do time nos próximos jogos.
Além da vocação ofensiva, Vanderson também teve êxito em outros fundamentos do jogo. A plataforma SofaScore, que é especialista em estatísticas de futebol, atribuiu ao lateral a melhor nota entre todos os jogadores do Grêmio na partida no Castelão — 7,9. O cálculo é feito levando em conta uma média dos números apurados pelo sistema.
Durante os 90 minutos, o lateral teve bons números no ataque e na defesa. Além do belo gol marcado, destaque para os 98% de acerto dos passes — errou apenas um ao longo do jogo. Vanderson não foi driblado pelos adversários e concluiu todos os dribles que tentou: seis. Também teve vantagem nos duelos pelo chão, ganhando 10 das 13 disputas.
O Grêmio volta a jogar na quarta-feira (2) contra o Brasiliense, às 16h30min, na Arena. A partida é válida pela terceira fase Copa do Brasil.
Confira as estatísticas de Vanderson no jogo segundo o SofaScore:
90 minutos jogados
1 gol marcado
Passes certos: 53/54 (98%)
Cruzamentos: 2/4 (50%)
Lançamentos (bola longa): 4/4 (100%)
Desarmes: 3
Dribles: 6/6 (100%)
Dribles sofridos: 0
Duelos vencidos por baixo: 10/13 (77%)
Duelos vencidos pelo alto: 2/4 (50%)
Faltas cometidas: 3
Faltas sofridas: 1