O encerramento da fase de grupos da Libertadores ocorreu nesta quinta-feira (27), com as chaves de Palmeiras e Flamengo. Ambos avançaram como primeiros colocados. O Inter, que confirmou sua vaga no empate com o Always Ready, já sabe quem são os possíveis adversários no sorteio que ocorre na semana que vem.
Serão dois potes. O primeiro terá os líderes de cada grupo, e o segundo conta com os vices. Não há travas para os duelos: ou seja, pode haver confrontos entre clubes do mesmo país e, inclusive, entre equipes que integraram a mesma chave na fase anterior.
O interessante é que alguns favoritos não conseguiram classificação no primeiro lugar, casos de Boca Juniors, River Plate e São Paulo. Na contagem de títulos de Libertadores, o pote 2 tem mais taças conquistadas do que o pote 1: quase o dobro na comparação.
No pote 2, estão Boca Juniors (seis títulos), River Plate (quatro), São Paulo (três), Olimpia (três), Vélez Sarafield (um), totalizando 17 títulos de Libertadores. Já no primeiro pote estão Inter (dois), Flamengo (dois), Palmeiras (dois), Atlético-MG (um), Racing (um) e Argentinos Juniors (um), resultando em nove conquistas.
Além dos confrontos, o sorteio de terça-feira (1º) vai definir o chaveamento da Libertadores e da Sul-Americana até as decisões em partida única. Os jogos só ocorrerão depois da Copa América, nas semanas de 14 (ida) e 21 (volta) do mês de julho.
Pote 1
- Atlético-MG
- Palmeiras
- Racing
- Barcelona
- Flamengo
- Argentinos Juniors
- Fluminense
- Inter
Total de títulos: 9
Pote 2
- São Paulo
- Boca Juniors
- Vélez Sarsfield
- Cerro Porteño
- Defensa y Justicia
- River Plate
- Universidad Católica
- Olimpia
Total de títulos: 17