No dia 14 de abril, há cerca de 40 dias, o Grêmio surpreendia a todos negativamente com uma eliminação precoce na Libertadores para o menos badalado Independiente del Valle. O resultado culminou na saída de um ídolo da casamata, Renato Portaluppi, depois de quase cinco anos de clube. Chegou a Sul-Americana, com uma única vaga por grupo, a reta final do Gauchão, chegada de reforços, e dois Gre-Nais valendo o título estadual. Turbulência que atrapalhou o Tricolor? Não, bem pelo contrário.
A partir da derrota para o Independiente del Valle, o Grêmio engatou uma longa sequência invicta, com direito a 10 vitórias de forma consecutiva e ainda a uma taça colocada no armário da Arena. São 12 jogos de invencibilidade no período, a mais longa de 2021 para o clube.
Logo que Renato Portaluppi deixou o Grêmio, o interino Thiago Gomes assumiu a equipe principal até que a negociação com Tiago Nunes fosse concretizada. Foram três jogos com ele: empate contra o Caxias, no Centenário, e vitórias diante de Novo Hamburgo e La Equidad, ambas na Arena.
Tiago Nunes fez sua estreia como técnico do Grêmio na última rodada do Gauchão, com vitória diante do Ypiranga. Era o início de uma arrancada histórica do treinador: oito triunfos seguidos, repetindo um feito de 1979, pertencente a Orlando Fantoni. O time não venceu o Inter no jogo da volta da final do campeonato estadual, mas não precisava. O empate garantiu o tetra gaúcho.
A última sequência de invencibilidade do Grêmio de destaque foi na temporada passada. O Grêmio ficou 18 jogos sem perder, curiosamente entre dois jogos contra o Santos na Vila Belmiro. Perdeu para o Peixe pelo Brasileirão, em outubro, e só foi ser derrotado novamente em dezembro, na eliminação para o mesmo adversário na Libertadores.
Série invicta do Grêmio na temporada 2021
- 12 jogos
- 10 vitórias
- 2 empates
- 34 gols marcados
- 11 gols sofridos
- Última derrota: 1x2 Independiente del Valle (14/04)