Pode ser cedo ainda, mas há um ponto a ser elogiado pelo Grêmio na atual temporada. Pênaltis não vêm sendo mais um problema para o Tricolor, algo que incomodou o time nos últimos anos. O gol marcado por Diego Souza diante do Ypiranga foi o sexto convertido pela equipe por meio de uma penalidade, em um retrospecto de 100% de aproveitamento.
Na temporada 2020, o Grêmio teve 16 pênaltis para bater, sem contar a disputa de penalidades contra o Pelotas na Recopa Gaúcha. Seis deles foram desperdiçados: Luciano (Brasil-Pel e Juventude), Alisson (Juventude), Diego Souza (Corinthians), Robinho (América de Cali) e Jean Pyerre (Coritiba). Isto representa quase 40% do total.
Em 2019, o número foi parecido, porém melhor. Sem contar o título gaúcho sobre o Inter nos pênaltis e a eliminação da Copa do Brasil para o Athletico-PR da mesma forma, foram computadas 14 cobranças para o Grêmio na temporada. Quatro não resultaram em gol: André (Inter e Atlético-MG), Jean Pyerre (Juventude) e Diego Tardelli (Athletico-PR). No total, cerca de 30% de desperdício.
E curiosamente a estatística era mais baixa em 2018 (20% do total), o que demonstra um aumento de desperdícios do Grêmio quando o assunto é pênalti. Em 20 cobranças, o time só teve quatro erros: Maicon (Bahia), Luan (Atlético-MG e Cruzeiro) e Jael (Flamengo).
Pênaltis para o Grêmio na temporada de 2021
- Lucas Silva (Brasil-Pel)
- Diego Souza (Ayacucho)
- Lucas Araújo (Esportivo)
- Guilherme Azevedo (Aimoré)
- Diego Souza (Novo Hamburgo)
- Diego Souza (Ypiranga)
Total: 6 convertidas (100% de aproveitamento)