Está agendada pela Conmebol o sorteio da fase de grupos da Libertadores para esta sexta-feira (9), no início da tarde, no Paraguai. O evento ocorre justamente em meio aos confrontos do Grêmio diante do Independiente del Valle pela etapa preliminar da competição. Sem a garantia de classificação, o Tricolor terá atenções divididas por conta de outro torneio que pode aparecer no horizonte do clube.
Também na sexta, além da Libertadores, a Copa Sul-Americana também terá um sorteio da sua fase de grupos, que faz parte do novo formato da competição para 2021. O fato é que o Grêmio tem a garantia de que vai participar de uma das copas: se eliminar o Independiente del Valle, segue na Libertadores; se for eliminado, vai para a Sul-Americana.
O confronto Grêmio x Independiente del Valle já tem uma nomenclatura definida conforme o regulamento da Conmebol: o nome é G-2. Esta definição é importante porque os sorteios da Libertadores e da Sul-Americana terão este G-2 em algum grupo com outros três clubes jé conhecidos após o evento. Ou seja, a partir de sexta, e antes do jogo da volta na Arena contra os equatorianos, o Grêmio já saberá seus caminhos para as duas possibilidades de competição que terá.
O G-2, conforme citado antes, aparecerá no Pote 4 para os dois sorteios. A regra de que clubes do mesmo país não podem estar na mesma chave não se enquadra para o Grêmio por estar disputando a chamada Pré-Libertadores. Logo, o Tricolor poderá integrar grupos com outros brasileiros, como Flamengo, Palmeiras e até o Inter, no caso da Libertadores, além de Corinthians e Athletico-PR, por exemplo, na Sul-Americana.
O início da fase de grupos da Libertadores e da Sul-Americana está previsto para a mesma semana do dia 21 de abril.