A ausência de Maicon na delegação gremista que viajou na manhã desta segunda-feira (5) para o Equador deixou aberta uma disputa no meio-campo do Grêmio para enfrentar o Independiente del Valle nesta quarta-feira (7), às 19h15min, no Estádio Casa Blanca, pela última etapa preliminar da Libertadores. Inicialmente, Darlan e Lucas Silva brigam pela vaga deixada pelo camisa 8, mas há possibilidade dos dois volantes entrarem na equipe com o chileno César Pinares voltando para o banco de reservas, o que mudaria o esquema para o 4-1-4-1. Na prática, são três nomes para dois lugares no setor que tem Matheus Henrique garantido.
Já era esperado que Maicon não tivesse condições de ser titular no Equador depois de ter iniciado o Gre-Nal de sábado. Seu substituto e de bom desempenho no segundo tempo no clássico, Darlan se mostrou em vantagem na preferência de Renato Portaluppi. O volante de 22 anos vem de boas atuações no Gauchão e voltou a ganhar terreno depois de ter perdido espaço na equipe principal após a eliminação para o Santos na Libertadores de 2020 com goleada na Vila Belmiro.
As características da partida contra o Del Valle na altitude de Quito, no entanto, podem favorecer para que Lucas Silva entre na equipe. Colunista do O Globo e comentarista dos canais Sportv, Carlos Eduardo Mansur acredita que o Grêmio fará um jogo de baixa posse de bola no Equador.
— O Grêmio mudou de uns tempos para cá o seu DNA. Não é mais o time da posse de bola inegociável. Com todos os seus problemas recentes, o Grêmio se tornou adaptável. Se enfrenta um adversário que costuma ter mais a posse, como é o caso de Del Valle, não se incomoda de jogar sem a bola — analisa.
Mansur, porém, não descarta a escalação de Darlan. Ele aponta que uma formação no 4-1-4-1 tendo Lucas Silva, Matheus Henrique e Darlan ajudaria a corrigir um problema que o Grêmio tem demonstrado no meio-campo em algumas partidas.
— A maneira de jogar do Grêmio vem tornando o time espaçado no campo em alguns momentos, o que faz com que os volantes tenham um espaço muito grande para cobrir. Por essa característica, tendo a achar que o melhor é ter o Lucas Silva, mas você pode congestionar o meio ainda com Matheus Henrique e Darlan. Matheus e Darlan são dois homens que protegem bem a bola e vão retardar a recuperação do adversário. Esse jogo tem um cenário que vai tornar muito importante os reservas, principalmente os ponteiros, como o Léo Chú. O Grêmio vai precisar dosar a minutagem desses jogadores — completa.
Comentarista da Conmebol TV, Raí Monteiro trabalhou nos jogos do Del Valle contra o Unión Española na fase anterior da Libertadores. Ele também vê a escalação de Lucas Silva como forma para o Grêmio ganhar sustentação no meio-campo e pensa que a manutenção de Pinares no 4-2-3-1 serviria para o Tricolor repetir o estilo de marcação feito no Gre-Nal. Raí alerta, entretanto, que o time equatoriano está mais adaptado a encontrar caminhos no seu jogo de posição que o Inter.
—O Del Valle geralmente joga com três homens no meio-campo. O primeiro volante é o Pellerano, que organiza o jogo, enquanto Faravelli tem maior capacidade de passe e condução. O terceiro meia é mais agressivo, pode ser o Bryan García ou o Vite. Nessa lógica, o 4-2-3-1 até pode encaixar melhor. O Pinares teria de combater o primeiro passe com o Matheus ficando responsável por esse meia mais agressivo e o outro, Lucas Silva ou Darlan, marcando de perto o Faravelli — projeta.
O Grêmio nunca iniciou uma partida tendo Matheus Henrique, Darlan e Pinares juntos. Desses trios, o que mais atuou foi Lucas Silva, Darlan e Matheus Henrique. Eles estiveram juntos em cinco partidas na última temporada. O meio-campo formado por Matheus Henrique, Lucas Silva e Pinares fez apenas um jogo, o empate com o Fortaleza por 0 a 0 no começo deste ano.
Os trios
Matheus Henrique, Lucas Silva e Darlan
- 5 jogos
- 1 vitória
- 3 empates
- 1 derrota
Os jogos:
- Grêmio 1 x 1 Palmeiras (Brasileirão)
- Inter 0 x 1 Grêmio (Libertadores)
- Atlético-MG 3 x 1 Grêmio (Brasileirão)
- Grêmio 1 x 1 Inter (Brasileirão)
- Goiás 0 x 0 Grêmio (Brasileirão)
Matheus Henrique, Lucas Silva e Pinares
- 1 jogo
- 1 empate
O jogo:
- Fortaleza 0 x 0 Grêmio (Brasileirão)
Matheus Henrique, Darlan e Pinares
- Nunca iniciaram uma partida juntos