Nos últimos anos, safra de jovens talentos do Grêmio, que tinha a missão de dar sequência às temporadas vitoriosas do clube, era formada por Matheus Henrique, Jean Pyerre e Pepê. Eles herdariam as posições no time principal — o que de fato acabou ocorrendo — que até então pertenciam a atletas como Luan, Arthur e Everton. A marca de cem jogos que será alcançada pelo atual camisa 10 tricolor completa a sequência desta que virou a espinha dorsal gremista.
Pepê e Matheus Henrique também completaram seus centésimos jogos pelo Grêmio nesta temporada, mas já há alguns meses. O atacante, no Gre-Nal da Libertadores, no Beira-Rio, atingiu a marca inclusive marcando o gol da vitória por 1 a 0, em setembro de 2020. Já a partida centenária de Matheus Henrique foi disputada na goleada por 4 a 0 sobre o Vasco, na Arena, no início de dezembro passado.
Curiosamente, os três foram lançados ao grupo profissional no mesmo ano, em 2017. E foi Jean Pyerre o mais utilizado naquela temporada, fazendo jogos na Primeira Liga pelo time de transição, mas também aparecendo nas equipes reservas que Renato Portaluppi utilizava no Brasileirão, em função da reta decisiva dos titulares na campanha do tri da Libertadores.
Mas o tripé chamou atenção de todos efetivamente na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, quando a garotada "vendeu caro" a derrota para o time completo do Atlético-MG, no Independência, por 4 a 3. Jean Pyerre e Pepê marcaram seus primeiros gols com a camisa gremista naquela oportunidade, dias antes de o clube embarcar para o Mundial de Clubes.
Nesses quatro anos de Grêmio, pode-se dizer que Jean Pyerre acabou ficando para trás na comparação com seus parceiros de geração. Além do número de jogos, Matheus Henrique, inclusive, chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira para amistosos depois da Copa América de 2019. Pepê, por sua vez, é chamado constantemente para a seleção pré-olímpica, naturalmente assumiu a titularidade deixada por Everton e sua saída para o futebol europeu parece iminente.
Números de Pepê pelo Grêmio:
- 136 jogos
- 31 gols
- 18 assistências
Números de Matheus Henrique pelo Grêmio:
- 115 jogos
- 8 gols
- 4 assistências
Números de Jean Pyerre pelo Grêmio:
- 99 jogos
- 18 gols
- 12 assistências