Ao que parece, Abel Braga não tem dúvida no sistema ofensivo para escalar o Inter contra o Flamengo na decisão que ocorre no domingo (21), no Maracanã. As principais questões estão na utilização de Rodinei e na escolha do companheiro de Lucas Ribeiro na zaga. Entretanto, uma estatística sobre dois protagonistas do ataque colorado planta mais uma semente, talvez não para agora, na discussão sobre ter uma equipe com Thiago Galhardo e Yuri Alberto juntos.
Conforme um dado divulgado pelo site Sofascore, Thiago Galhardo e Yuri Alberto são os jogadores que precisam de menos tempo para fazer um gol em comparação com todos os atletas da Série A do Brasileirão. Inclui-se aí atacantes renomados como Gabigol, do Flamengo, Marinho, do Santos, e até Luciano, do São Paulo, grandes artilheiros da competição.
Galhardo, que divide a artilharia do campeonato com Claudinho e Marinho, todos com 17 gols, balança as redes uma vez a cada 108 minutos, o que representa pouco mais de um jogo. Na sequência deste ranking, aparece o fenômeno Yuri Alberto, que, com apenas 19 anos, assumiu a condição de titular e virou goleador da era Abel Braga: um gol a cada 117 minutos.
Na temporada colorada, Thiago Galhardo (23 gols) e Yuri Alberto (11 gols) lideram a lista de artilheiros. A lesão do primeiro deu espaço para o segundo, e assim iniciou-se um debate sobre a utilização de ambos no time titular. Afinal, eles podem jogar juntos? A reflexão que precisa ser feita é sobre o verbo poder.
É evidente que ter dois atacantes nesta fase iluminada praticamente obriga o treinador a escalá-los juntos. Porém, como exigir a mudança de um esquema adotado por Abel Braga que fez o Inter tornar-se um favorito ao título brasileiro?
Frequência de gols no Brasileirão (top 10)
- Thiago Galhardo (Inter) - 1 gol a cada 108 minutos
- Yuri Alberto (Inter) - 1 gol a cada 117 minutos
- Pedro (Flamengo) - 1 gol a cada 118 minutos
- Marinho (Santos) - 1 gol a cada 121 minutos
- Gabigol (Flamengo) - 1 gol a cada 126 minutos
- Raphael Veiga (Palmeiras) - 1 gol a cada 128 minutos
- Marcos Leonardo (Santos) - 1 gol a cada 133 minutos
- Luiz Adriano (Palmeiras) - 1 gol a cada 139 minutos
- Luciano (São Paulo) - 1 gol a cada 141 minutos
- Diego Souza (Grêmio) - 1 gol a cada 148 minutos
Fonte: Sofascore.com