O Grêmio está na final da Copa do Brasil, podendo conquistar o hexa da competição. Isto é ponto pacífico, e o título pode definir a temporada tricolor como brilhante. Mas o momento atual do time de Renato Portaluppi não é bom. Após o empate com o Santos, já são sete jogos sem vitória.
A sequência ruim do Grêmio no Brasileirão fez o clube deixar de disputar a liderança. Além disso, os resultados colocam em perigo a possibilidade de garantir uma vaga direta à próxima Libertadores via campeonato nacional. É arriscado apostar tudo no título da Copa do Brasil tão somente.
O Tricolor não ficava sete jogos sem vencer no Brasileiro desde 2016, quando a série de resultados ruins provocou a queda do então técnico Roger Machado, que seria curiosamente substituído por Renato Portaluppi no cargo de treinador do clube. A partir da troca, o Grêmio encontrou um momento sublime, com conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores, por exemplo.
Renato deve deixar o Grêmio? Não penso que seja uma decisão acertada, bem pelo contrário. O treinador já demonstrou capacidade de remobilização em outras situações adversas nesses últimos anos. Mas é inegável que a seca de vitórias expõe o baixo nível técnico (sem citar questões táticas e físicas).
Sequência do Grêmio no Brasileirão 2020
- 0x0 Fortaleza
- 1x1 Palmeiras
- 1x1 Atlético-MG
- 1x2 Inter
- 2x4 Flamengo
- 1x1 Coritiba
- 3x3 Santos
Sequência do Grêmio no Brasileirão 2016
- 1x2 Flamengo
- 1x1 Atlético-MG
- 1x2 Botafogo
- 0x4 Coritiba
- 0x0 Palmeiras
- 0x3 Ponte Preta
- 0x1 Fluminense