A despeito das reclamações contra a arbitragem, o Grêmio deixou escapar uma vitória na Arena ao ceder o empate para o Santos no fim do jogo. Além de se atrasar na tabela de classificação, o Tricolor atingiu um recorde negativo no Brasileirão de pontos corridos: o número elevadíssimo de empates.
Agora, o Grêmio é um dos recordistas de empate em uma única edição do Campeonato Brasileiro. Com 17 jogos empatados na competição, o Tricolor iguala os "feitos" de Botafogo, Flamengo e Ceará (2010), Palmeiras (2011) e Corinthians (2013).
A "empatite" (termo que ficou famoso pela série de empates do Corinthians de Tite) atrasa o Grêmio na tabela de classificação. O time gremista tem menos vitórias do que equipes como Fluminense e Athletico-PR. Em comparação ao líder Inter, são sete triunfos de diferença entre a dupla Gre-Nal.
Faltam quatro rodadas para o Grêmio no Brasileirão, com duas partidas em casa e duas fora. O time recebe São Paulo e Athletico-PR, na Arena, e viaja para enfrentar Botafogo, no Nilton Santos, e Bragantino, no Nabi Abi Chedid. Com mais um empate, o clube será recordista de forma isolada.
Recordistas de empates na era dos pontos corridos (20 clubes)
- 2010: Botafogo, Flamengo e Ceará - 17 empates
- 2011: Palmeiras - 17 empates
- 2013: Corinthians - 17 empates
- 2020: Grêmio - 17 empates