Uma das atrações do confronto entre Grêmio e Santos, pelas quartas de final da Libertadores, é o duelo de artilheiros entre Diego Souza e Marinho. São jogadores que chegaram com pouca expectativa aos seus clubes, mas que se apresentam em uma temporada luxuosa de 2020, com gols e assistências.
Ao marcar dois gols na goleada sobre o Vasco, Diego Souza chegou a 20 no ano. Trata-se do líder isolado no ranking de goleadores do Grêmio, sete gols à frente de Pepê, segundo da lista, e 15 de Jean Pyerre, terceiro. São sete gols no Brasileirão, nove no Gauchão, três na Copa do Brasil e um na Libertadores — tudo isso em 40 partidas disputadas em 2020.
Além dos gols, Diego Souza, de 35 anos, chama a atenção pelo alto número de assistências na temporada. Foram oito passes que deixaram seus companheiros em condições de balançarem as redes. Neste quesito, ele está empatado com Pepê como um dos maiores garçons da equipe gremista.
Do outro lado está Marinho, que também vive um ano mágico. Ele tem o mesmo número de gols que Diego Souza, mas com menos partidas: 31 no total. Foram ainda seis assistências. O atacante do Santos, de 30 anos, anotou 14 vezes no Brasileirão, três na Libertadores e três no Paulistão.
A fase de Marinho, tal qual a de Luciano no São Paulo, desperta curiosidade por serem jogadores que atuaram no Grêmio, mas que não deixaram saudades. Seu protagonismo no Santos é muito superior em relação aos números que conseguiu pelo Tricolor: apenas cinco gols em 29 jogos, além de três assistências.
Números de Diego Souza em 2020
- 40 jogos
- 20 gols
- 8 assistências
- Média de 0,5 gol por jogo
Números de Marinho em 2020
- 31 jogos
- 20 gols
- 6 assistências
- Média de 0,6 gol por jogo