A Arena do Grêmio completa oito anos desde sua inauguração nesta terça-feira (8).
A partir do pontapé inicial dado contra o Hamburgo, no dia 8 de dezembro de 2012, a nova casa gremista foi palco de capítulos importantes da história tricolor como a conquista da Copa do Brasil sobre o Atlético-MG, em 2016, e o duelo de ida da final da Libertadores, em 2017, diante do Lanús, que abriu o caminho para o tricampeonato.
Abaixo, GZH relembra oito jogos marcantes do local desde a inauguração:
8/12/2012 - Grêmio 2 x 1 Hamburgo
O adversário escolhido para um momento tão importante foi o Hamburgo, rival no título do Mundial em 1983. O Grêmio deixava para trás o Estádio Olímpico e iniciava uma história na Arena. O confronto terminou com vitória do Tricolor, pelo placar de 2 a 1. A honra de marcar o primeiro gol da nova casa coube ao centroavante André Lima. No segundo tempo, Marcelo Moreno garantiu a vitória com o mesmo placar que garantiu a maior conquista da história do clube.
30/1/2013 - Grêmio 1 x 0 LDU
O primeiro jogo oficial da Arena do Grêmio foi pela Libertadores. Na fase preliminar da competição o Tricolor enfrentou a LDU. Após perder na ida por 1 a 0, o clube gaúcho devolveu o placar em Porto Alegre. Elano foi o autor do gol. Na comemoração, parte da grade do setor da arquibancada norte cedeu, deixando oito pessoas feridas. Dentro de campo, o Grêmio confirmou a classificação nos pênaltis.
9/11/2014 - Grêmio 4 x 1 Inter
Após dois empates e uma derrota para o rival, a primeira vitória em Gre-Nal veio em grande estilo. Pela 33ª rodada do Brasileirão daquele ano, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Grêmio goleou o Inter por 4 a 1, com destaque para o meia argentino Alan Ruiz, autor de dois gols. Ramiro e Luan também marcaram na ocasião.
9/8/2015 - Grêmio 5 x 0 Inter
Menos de um ano depois, a Arena era palco de uma nova vitória avassaladora do Tricolor em clássicos. No Gre-Nal 407, o Grêmio, já com Roger Machado na casamata, aproveitou o momento de instabilidade do Inter e goleou. Luan, duas vezes, Giuliano e Fernandinho marcaram. Réver ainda anotou um gol contra, dando números finais ao encontro válido pela 17ª rodada do Brasileirão.
7/12/2016 - Grêmio 1 x 1 Atlético-MG
No dia 7 de dezembro de 2016, o torcedor do Grêmio pode soltar o grito de campeão pela primeira vez na nova casa. Depois de ter vencido o Atlético-MG por 3 a 1, em Belo Horizonte, o Tricolor confirmou a conquista da Copa do Brasil com um empate em 1 a 1. Diante do maior público já registrado na Arena (55.337 pessoas), o clube gaúcho deu fim ao jejum de títulos relevantes.
22/11/2017 - Grêmio 1 x 0 Lanús
Não há como deixar de fora a final da Libertadores contra o Lanús, da Argentina. O duelo de ida da decisão registrou o segundo maior público da Arena do Grêmio (55 188 pessoas). O embate se encaminhava para o fim quando Edílson lançou, Jael escorou e Cícero entrou para a história do Tricolor, anotando o gol da vitória. Na volta, o tricampeonato virou realidade com outro triunfo, desta vez por 2 a 1, na casa dos argentinos.
28/8/2018 - Grêmio 2 x 1 Estudiantes
Após a derrota por 2 a 1 para o Estudiantes em Quilmes, na Argentina, o Grêmio amargava a eliminação nas oitavas de final da Libertadores até os 47 minutos do segundo tempo. Foi quando Luan cobrou falta e Alisson se antecipou aos defensores para marcar de cabeça o gol da salvação do Tricolor. Nas penalidades, 5 a 3 para os gaúchos e vaga nas quartas de final. O time do técnico Renato Portaluppi caiu na semifinal diante do River Plate.
12/3/2020 - Grêmio 0 x 0 Inter
Além de ser a primeira vez em que os tradicionais rivais se enfrentaram na história da Libertadores, o Gre-Nal 424 também marca a última vez que a Arena do Grêmio pode receber torcedores. Um público de mais de 53 mil pessoas viram um jogo com chances para ambos os lados, mas que infelizmente terminou em confusão generalizada.