Talvez o grande protagonista dos duelos entre Grêmio e Santos pelas quartas de final da Libertadores tenha sido o técnico Cuca, do Peixe. Parece nítido que a estratégia adotada pelo treinador superou a utilizada por Renato Portaluppi. Resultado: o Tricolor deu adeus ao torneio.
A curiosidade é que o retrospecto de Cuca contra Renato mostra uma altíssima vantagem do agora treinador do Santos. São 15 encontros na história entre eles, com 10 vitórias e apenas uma derrota para o técnico do Grêmio. Consideram-se aqui apenas os jogos oficiais.
A única vitória de Renato sobre Cuca ocorreu na Copa do Brasil de 2016, na campanha do pentacampeonato do Grêmio. Pelas quartas de final, o Tricolor bateu o Palmeiras por 2 a 1, na Arena. Depois arrancaria um empate em São Paulo para seguir adiante na competição.
Além de duelos contra Santos e Palmeiras no comando do Grêmio, Renato também teve Cuca como adversário quando treinava Ahtletico-PR, Fluminense e Vasco. Se permanecerem em seus clubes, o próximo encontro está marcado para o dia 7 de fevereiro, pelo segundo turno do Brasileirão, na Arena.
Cuca x Renato
- 15 jogos
- 10 vitórias do Cuca
- 1 vitória do Renato
- 4 empates