A noite desta quarta-feira (16) não acabou bem para os gremistas. Depois de empatar em 1 a 1 na Arena no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, o Grêmio sucumbiu ao Santos, na Vila Belmiro, e foi eliminado da competição sul-americana ao perder por 4 a 1 para o time da casa. Agora, resta à equipe do técnico Renato Portaluppi focar nas disputas da Copa do Brasil e do Brasileirão.
Na Copa do Brasil, depois de superar o Juventude e o Cuiabá, nas oitavas e quartas, respectivamente, o Grêmio busca uma vaga na final da competição contra o São Paulo, de Fernando Diniz, nas duas próximas quartas-feiras. Primeiro, no dia 23, irá receber os paulistas na Arena, às 21h30min. Depois, no dia 30, vai até o Morumbi para jogar a partida de volta da semifinal, também às 21h30min. Do outro lado da chave, Palmeiras e América-MG decidem a outra vaga.
No Brasileirão, atualmente, o time de Renato Portaluppi ocupa a sexta colocação, com 41 pontos, mas com um jogo a menos do que parte dos rivais — a partida adiada é a da 23ª rodada, contra o Flamengo, em casa. Com 25 rodadas já disputadas, o Tricolor entrou na briga na parte de cima da tabela no mês de novembro, quando não perdeu nenhuma partida e acabou com 92% de aproveitamento.
As próximas rodadas serão fundamentais para definir se o Grêmio irá disputar o título brasileiro, algo que não ocorre desde 1996, quando o time de Felipão bateu a Portuguesa na decisão, ou se precisará se contentar com vaga na Libertadores. O Tricolor volta a campo diante do Sport, no sábado (19), às 19h, na Ilha do Retiro.